DÍZIMO: GESTO DE AMOR E PARTILHA!
Um dos nossos trabalhos como evangelizadores é refletir com nossos catequizandos sobre a importância do dízimo em nossa comunidade.
Mas como falar do dízimo sem impor um conceito que fale de contribuição financeira, doação de dinheiro e até mesmo de pagamento por serviços oferecidos pela nossa igreja?
A resposta é simples... Falar do Dízimo é necessário falar de DOAÇÃO.
Doar-se é fazer caridade! Doar é comprometer-se com a vida! Doar-se é estar disposto a colaborar com o Projeto de Deus para a nossa comunidade!
As leituras bíblicas trazem muitas reflexões sobre o dízimo, não como mero pagamento mas como gratidão.Um pouco do que temos é partilhado!
Contribuir com o dízimo é reconhecer como Deus age em nossa vida!
Uma família divide suas despesas, seus ganhos para que todos possam sentir-se bem e desfrutar dessa convivência abençoada. Pagamos pelos serviços de coleta de lixo, da água tratada na nossa torneira, pagamos pela energia elétrica, pagamos pelo nosso alimento no supermercado, porque entendemos ser justo o trabalho de muitas outras pessoas que se propuseram a nos disponibilizar esse bem estar.
No Dízimo também é assim! Como manifestamos nossa gratidão e reconhecimento pelas manifestações de deus em nossa vida?
Todas as igrejas vivem de doações para que continuem seu trabalho de ANUNCIAR O EVANGELHO e assim permitir que a bondade, o amor e a misericórdia de Deus chegue nos corações das pessoas.
Num encontro de catequese vale a pena instigar entre os catequizandos quais foram e quais são as manifestações de deus dentro de nossas casa e de nossas famílias: A Saúde... o Alimento... O trabalho... Os irmãos... Os pais... o Lazer... TUDO È DOM DE DEUS e reconhecer isso é um modo de nos fortalecermos como FAMÍLIA DE DEUS.
A contribuição espontânea que fazemos ajuda nossa Igreja a conduzir melhor a comunidade em suas três dimensões:
A Dimensão Religiosa: quando manifestado todas as necessidades físicas que a Igreja precisa para exercer seu papel de evangelizadora. São gastos com aluguéis, construções, água, energia elétrica, material de consumo entre outros.
A Dimensão Social: quando manifestado nas necessidades de nossos irmãos mais pobres e carentes que precisam de remédios, vestimentos, alimentos, sempre voltada para as ações de caridade das quais nos ensino Jesus Cristo, para amar o nosso próximo.
A Dimensão Missionária: quando manifestado na ação e formação de pessoas que assumiram a causa do evangelho e deixaram sua próprias vidas e suas famílias para seguir Jesus e se tornaram lideranças para conduzir o povo, para ajudar aos irmãos ou auxiliar na educação na fé cristã.
O dízimo não é pagamento por algo que recebemos e do qual ficamos depois "livres". É uma prática continuada de gratidão pela PRESENÇA e AÇÃO de Deus em nossas vidas
É dessa forma que devemos provocar a reflexão sobre o Dízimo entre nossos catequizando, estimulando-os a partilhar aquilo que é deles, com o valor do seu sacrífico pessoal, com o valor da sua atenção em repartir, com o valor do seu jeito de sentir a necessidade de fazer o bem ao próximo.
O dízimo é uma experiência pessoal que cada um deve buscar viver da melhor forma possível.
Atividade para o encontro de catequese sobre o dízimo
http://pt.slideshare.net/MAFRAFERREIRA1/encontro-sobre-o-dzimo-46867964
Nenhum comentário:
Postar um comentário