ENCONTROS DE CATEQUESE
A catequese é um encontro de aprendizado, de vivência e partilha. Catequese não é escola, portanto nada de ficar exercitando práticas escolares para o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens. Sempre que possível e estimulado pelo catequista os encontros de catequese começam com uma celebração e terminam com uma missão.
Os encontros de catequese propostos pela nossa paróquia devem ser celebrativos e portanto construídos como uma Celebração da Palavra. Tenha sempre em mente que é a Palavra de Deus só terá importância na vida de um catequizando a partir do momento em que o catequista evidencia sua necessidade e interesse para orientar nossa vida como cristãos.
1º Passo: O AMBIENTE
1º Passo: O AMBIENTE
Todos nós gostamos de nos sentir bem nos lugares que frequentamos e com os catequizando não é diferente. Existe uma leitura visual que todos nós fazemos sobre o lugar, o ambiente onde estamos, se está organizado, limpo, enfeitado, com algum indicador que chame a nossa atenção. Essa leitura visual pode ser tanto positiva quanto negativa. Por isso é importante que o catequista chegue para a catequese um pouco antes e prepare o ambiente para acolher os catequizandos. Uma dica é sempre colocar algo no ambiente que despertará a atenção para aquilo que irá acontecer.
2º Passo: A ACOLHIDA
2º Passo: A ACOLHIDA
O bate-bapo inicial é uma forma de descontração e valorização da vida dos catequizandos. É o momento onde o catequista fica sabendo dos acontecimentos do grupo e intervém com a Palavra e seu conhecimento catequético sobre o a que está acontecendo. O catequista aproveita para disponibilizar a lista de presença, quando houver, aproveita para questionar sobre a participação da missa no domingo anterior, aproveita para sugerir um assunto que esteja relacionado ao encontro. É um momento breve para que não haja dispersão.
3º Passo O ATO PENITENCIAL
3º Passo O ATO PENITENCIAL
O ato penitencial é um momento breve em que refletimos sobre nossa condição de "Filhos de Deus" que não agem em conformidade com aquilo que Nosso Pai espera. O tema e assunto da catequese começam a ser apresentados neste momento. O catequista prepara frases de perdão para que todos pensem e reflitam sobre seu significado. Para os catequizandos maiores esse momento poderá ser praticado por eles.
4º Passo: A MOTIVAÇÃO
4º Passo: A MOTIVAÇÃO
Músicas, dinâmicas e brincadeiras também tem espaço neste encontro celebrativo. Este é o momento para que o catequista apresente sua proposta de reflexão para o encontro iluminada pela Palavra de Deus. A socialização do grupo tem início neste passo, pois aqui poderão se conhecer, poderão mostrar-se ao grupo, poderão indicar ao catequista suas necessidades individuais e coletivas.
5º Passo A PALAVRA DE DEUS
Aqui está o auge do encontro de catequese. É o momento em que o catequista conta, lê ou proclama a leitura bíblica que permitiu toda construção do encontro. Importante neste momento é dar evidência para Bíblia, colocando no centro da mesa ou da estante da Palavra, ou ainda, segurando-a aberta nas mãos apresentado-a ao grupo. Quando cada um já tiver sua própria Bíblia todos poderão partilhar desse momento. Um dica é sempre proporcionar três formas para interiorização da leitura. Um leitura silenciosa, uma leitura compartilhada e uma leitura proclamada...
6º Passo: CONVERSANDO SOBRE A VIDA
6º Passo: CONVERSANDO SOBRE A VIDA
O bate-papo é sempre conduzido pelo catequista, que dá abertura para todos falarem, perguntando e registrando as informações para que todos possam memorizar. Aqui vale a pena explicar o significado de palavras difíceis encontradas na leitura, vale a pena explorar elementos da vida cotidiana, vale a pena deixar palavras do aprendizado em destaque...
7º Passo: A ORAÇÃO
7º Passo: A ORAÇÃO
Aqui o encontro já vai se finalizando. A oração deve complementar a mensagem central do encontro de catequese. O catequista pode utilizar-se de gestos para a conclusão do encontro e símbolos que tenham significação para o aprendizado. Pode explorar orações coletivas, letras de músicas, orações espontâneas, oração individual, recitação de poemas e ainda explorar orações que são sempre rezadas. Algumas vezes pode se colocar o abraço da paz como rotina para o grupo. A finalização é sempre do catequista com a invocação da Benção Final.
As atividades que o catequista preparar para o encontro poderão ser aplicadas se houver tempo. lembre-se que elas não são prioridade, são apenas formas de memorização do aprendizado e poderão ser inclusive apresentadas como tarefa de casa.
Catequista Márcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário